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25 de fev de 2012

Ortomolecular II

Continuando o post com as dicas do médico ortomolecular (para quem não viu o primeiro da série, é só clicar aqui), aí vai o restante das dicas para uma melhor qualidade de vida:

1) Cuide da sua alimentação e hidratação (para saber mais, leia o 1º post sobre o assunto)

2) Tome suplementos vitamínicos, minerais e antioxidantes (logicamente, com orientação médica) - o Dr. Frederico Lobo dá uma extensa explicação dos motivos aqui.

3) Durma sempre bem.

Imagem: www.encontreaqui.org
Todo mundo já sentiu na pele os efeitos de uma noite mal dormida. O que poucos sabem é que as consequências de um sono ruim vão muito além do cansaço e da falta de disposição no dia seguinte.

É durante o como que nosso organismo regenera o DNA mitocondrial. Isso é muito importante. Por isso as pessoas que dormem mal têm uma probabilidade muito maior de desenvolver diversas patologias: Hipertensão, Diabetes, Doenças psiquiátricas, Doenças neurológicas e inclusive Obesidade.

Normalmente, oito horas de sono por dia são capazes de dar conta dessa regeneração orgânica de que tanto precisamos, mas há sempre quem precise de até mais horas, e deve-se respeitar as necessidades individuais de sono.

Aquela sesta de alguns minutos que muitas pessoas não dispensam depois do almoço, também parece ser uma pausa muito importante para otimizar o funcionamento cerebral.

Um dos fatores que fazem do sono da noite um grande regenerador do DNA mitocondrial, certamente é a liberação de melatonina pela glândula pineal. Realmente, não existe indutor de sono melhor que a melatonina. Baixando a temperatura corporal, esse hormônio provoca naturalmente o sono. Mas o melhor é que a melatonina pode realmente tornar o homem mais longevo e saudável (assim como o Resveratrol, encontrado na uva).

Já existem estudos comprovando a relação entre a serotonina (que é um dos precursores da melatonina) e a própria melatonina. Acredita-se que quem produz muita melatonina à noite, também produzirá mais serotonina e liberará mais hormônio do crescimento.

Como a melatonina é produzida durante a noite, sob o efeito do escuro, não se deve dormir com as luzes acesas, para que ela possa ser produzida e liberada em quantidade suficiente. Já durante o dia, o ideal é que a secreção de melatonina seja zero. A exposição à luz solar por pelo menos uma hora também ajuda a estimular a produção de melatonina.

DURMA pra ACORDAR. Desligue todas as bugigangas eletrônicas do teu quarto. Até das tomadas. A Pineal precisa de um campo eletromagnético limpo pra produzir a Melatonina. Todo o seu ritmo biológico está ligado a ela. Chegue o mais perto possível do velho ditado: “Acorde com o galo e durma com as galinhas”.

Por hoje é só. Depois tem mais!
Inté!

2 comentários:

  1. Oi vivi voltei lá nos posts antigos e adorei! Minha nutri passou essas dicas, principalmente para baixar meu colesterol beijos

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  2. Eu durmo com o celular na cama, eu uso ele como despertador, preciso perder esse hábito ruim, segundo o que o seu médico falou.

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